Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Planaltina, DF
Índice de Desconforto Social – Um ‘senso’ de realidade (tema sociológico: TRABALHO, INTERAÇÃO SOCIAL E VIDA COTIDIANA) O QUE É: Produzir um livro-blog (texto e fotos) na internet sobre algum aspecto da vida cotidiana em Planaltina, e da interação social (trabalho & convivência) aí vivida. QUAL O OBJETIVO? Criar o IDS – Indicadores de Desconforto Social COMO? Segundo uma intervenção social dos aluno/as da turma de sociologia. PRÉ-PROPOSTA Uma comunidade é como um organismo humano. Precisa se alimentar, trabalhar, se divertir, se preparar, se organizar. Uma comunidade também gera resíduos, fica doente, sente fome, preguiça, ou produz gorduras. De vez em quando cada pessoa precisa fazsr exames completos para cuidar melhor da saúde, identificar causas de desconfortos e prevenir problemas futuros. Com uma comunidade deveria ser assim também. A convivência entre pessoas, famílias, vizinhos e organizações é cheia de fronteiras, interesses, conflitos e riscos de desconfortos. A maior parte destes desconfortos ocorre por descuidos ou por situações que podem ser resolvidas com equações simples e ao alcance de todos.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009




GRUPO SERIEMA

- QUALIDADE DE VIDA -

“... a única coisa permanente é o constante processo de mudanças...”

De ponta pé inicial, iremos abordar algumas questões importantes sobre este tema, embora seja sempre importante lembrar que a qualidade de vida tem algo de subjetivo, ou seja, próprio de pessoa para pessoa.
Muitos são os fatores que influenciam na qualidade de vida, e os mais importantes dependem de cada um de nós, da nossa visão do ideal, da nossa herança familiar e cultural, da fase da vida em que estamos, da nossa expectativa em relação ao futuro, das nossas possibilidades, do ambiente, da visão que temos do mundo e da vida, dos nossos relacionamentos, etc.
É claro que existem certas condições básicas, como: ter o que comer, morar, saúde, liberdade de escolha... Quando elas não existem, tornam-se prioridade número um e não há muito que discutir.

- QUALIDADE DE VIDA EM ARAPOANGA -

O Grupo Seriema foi até o local, para fazer um levantamento a respeito da qualidade de vida dos moradores de Arapoanga.
O primeiro entrevistado foi o comerciante Abmael, morador há 10 anos, que se mostrou satisfeito com o bairro, progressões, condições e reparos que o governo atual oferece.
No entanto, se sente insatisfeito com as condições de lazer, que são nulas, do policiamento do local e a demora da conclusão do trabalho de pavimentação, o que acaba prejudicando seu comércio, por conta da poeira.
Recém chegados à Arapoanga, João e Ademir (vendedores ambulantes), até o momento se mostram contentes com a segurança, e o melhoramento da pavimentação das ruas, se comparadas a outras cidades.
Já D. Ozane, que mora com o marido e os filhos, em casa própria, recebendo o auxílio da Renda minha, que contribui para o acréscimo da renda da casa, apresentou como principais problemas, a deficiência no sistema de esgoto, pois a água corre para a rua, e também a carência de melhoria no sistema educacional. Assim como Abmael, D. Ozane se mostra descontente com a falta de lazer do bairro.
Pode-se notar, a partir das informações, que Arapoanga também é um bairro ainda carente de certas melhorias, podendo acrescentar assim a deficiência na coleta de lixo, sistema de saúde um pouco precário, entre outros aspectos que contribuem para uma boa qualidade de vida.
Mesmo com alguns problemas, os moradores se sentem satisfeitos e sempre esperançosos, devido às melhorias que vem ocorrendo, certos de que: “... a única coisa permanente é o constante processo de mudanças...”


Em breve mais atualizações!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário