Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Planaltina, DF
Índice de Desconforto Social – Um ‘senso’ de realidade (tema sociológico: TRABALHO, INTERAÇÃO SOCIAL E VIDA COTIDIANA) O QUE É: Produzir um livro-blog (texto e fotos) na internet sobre algum aspecto da vida cotidiana em Planaltina, e da interação social (trabalho & convivência) aí vivida. QUAL O OBJETIVO? Criar o IDS – Indicadores de Desconforto Social COMO? Segundo uma intervenção social dos aluno/as da turma de sociologia. PRÉ-PROPOSTA Uma comunidade é como um organismo humano. Precisa se alimentar, trabalhar, se divertir, se preparar, se organizar. Uma comunidade também gera resíduos, fica doente, sente fome, preguiça, ou produz gorduras. De vez em quando cada pessoa precisa fazsr exames completos para cuidar melhor da saúde, identificar causas de desconfortos e prevenir problemas futuros. Com uma comunidade deveria ser assim também. A convivência entre pessoas, famílias, vizinhos e organizações é cheia de fronteiras, interesses, conflitos e riscos de desconfortos. A maior parte destes desconfortos ocorre por descuidos ou por situações que podem ser resolvidas com equações simples e ao alcance de todos.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Grupo: atoleiro _ infra-estrutura




Quem somos?
Somos alunos da UnB de planaltina. Do grupo Atoleiro, cujos mebros são, Fabiano, Cintia, Vinicius, Caio, Lucas e Luiz Eduardo. Estamos realizando uma pesquiza sobre o IDS no Arapoanga.
Percebemos claramente a falta de infra estrutura do local.
Considerado o maior ilegal condominio do DF.
Alguns moradores relatam que ao chegarem no local só havia mato, cerrado.



Moradora Edna ~> Moradora que trabalha nafeira.

"Fico muito chateada com a feira do local. Precisamos de segurança, o governo prometeu melhora e até agora não cobriu o této da feira. Se chover não tem como trabalhar. Quando cheguei aqui só havia mato. A energia tem tempo que foi colocada nas casas. Apoio da CEB, não tem. Falta água, luz, piso e segurança aqui na feira (local de trabalho)".




Moradora Maria ~> " Trabalho na feira e essas obras demoradas prejudicam muito, tanto a saúde, quanto o trabalho. O acesso a internet, não temos contato com computadores. Em questão à educação o governo investiu e pelomenos os meus filhos estudam. O posto de saúde, tentei muitas vezes fazer um exame, mas por auxência de médicos não foi possivel. Existem 2 postos de saúde, mas o primeiro ( o mais antigo) atende somente idosos e alguns casos. O segundo ( mais novo) serve para outrs casos, mas faltam muitos médicos".



Moradora Eolanda ~> dona de casa
" Nesse posto ( o mais velho) eu vim buscar remédio para pressão, não tem médicos, pois eles estão cuidando do caso da gripe H1N1. O governo está colocando esgoto, mas ainda existem muitas casas sem esgoto. O micro ônibus é sempre lotado e caro. Tenho um filho que estuda no Estela, ele pega micro ônibus e ainda tem que descer para escola a pé. Pelo tempo que moro aqui, as coisas foram mudando aos poucos, mais ainda tem que melhorar bastante. Não temos nenhuma área de lazer, inclusivel, tenho um filho que foi baleado brincando na rua. Cadê a cegurança? Se existisse área de lazer provavelmente meu filho não teria sido baleado.O governo ajuda, mas não o suficiente. O bolsa escola, da para comprar algumas coisinhas".


Moradora Marlene ~> vendedora
" Essa construção não está muito boa, precisa de organização, as crianças estão adoecendo muito rápido. Na verdade é um quebra galho. O centro de saúde atende as minhas necessidades, está bom. A feira, ano passado foi a mesma coisa em questão do piso da feira. Eu tenho medo de comprar carne lá, por causa da poeira, eu pago IPTU e até muito tempo eles não resolveram nada".


Moradora Gabriele ~> professora de uma creche.
"A segurança é mais ou menos, não temos área de lazer, o acesso a internete é somente na escola. As aulas as vezes só vão até 10 horas. A educação tem melhorado bastante, mas precisa melhorar mais".
Percebemos claramente em noticiarios objetivo de transformar o Arapoanga, em uma cidade, por isso, deve-se as obras demoradas, pois o goveno está trazendo obras de infra-estrutura, educação e agora, saúde. Isso ja é um grande avanço

Nenhum comentário:

Postar um comentário