Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Planaltina, DF
Índice de Desconforto Social – Um ‘senso’ de realidade (tema sociológico: TRABALHO, INTERAÇÃO SOCIAL E VIDA COTIDIANA) O QUE É: Produzir um livro-blog (texto e fotos) na internet sobre algum aspecto da vida cotidiana em Planaltina, e da interação social (trabalho & convivência) aí vivida. QUAL O OBJETIVO? Criar o IDS – Indicadores de Desconforto Social COMO? Segundo uma intervenção social dos aluno/as da turma de sociologia. PRÉ-PROPOSTA Uma comunidade é como um organismo humano. Precisa se alimentar, trabalhar, se divertir, se preparar, se organizar. Uma comunidade também gera resíduos, fica doente, sente fome, preguiça, ou produz gorduras. De vez em quando cada pessoa precisa fazsr exames completos para cuidar melhor da saúde, identificar causas de desconfortos e prevenir problemas futuros. Com uma comunidade deveria ser assim também. A convivência entre pessoas, famílias, vizinhos e organizações é cheia de fronteiras, interesses, conflitos e riscos de desconfortos. A maior parte destes desconfortos ocorre por descuidos ou por situações que podem ser resolvidas com equações simples e ao alcance de todos.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Mufasa: Grupo Focal - Mapeamento de entidades representativas e associações no Arapoangas

Integrado por: Muriel Barcelos, Mariana Dias, Fábio Vieira, Gabriel Gianesini, Jessica Fazolo, Lucas Romano, Genebaldo Rios e Emanuel Holanda Barroso de Holanda.

Universidade de Brasília- Faculdade UnB Planaltina
Curso de Gestão do Agronegócio
Disciplina de Sociologia
Prof° Ricardo Néder
Monitor: Pedro

Grupo de Capoeira "Quilombo de Zumbi"

O Grupo de Capoeira "Quilombo de Zumbi", foi criado a alguns anos no Arapoangas, Planaltina-DF. É uma entidade representativa dos adeptos da arte, esporte e diversas atividades . Atualmente, o grupo é coordenado pelo Sr° Manoel Nazareno juntamente com pessoas da comunidade e oferece aulas de capoeira que beneficia inúmeras crianças e adultos da região local.

"Capoeira é uma Arte Marcial que combina elementos de dança com luta, corpo e alma, ao som de instrumentos e cânticos, seguindo um ritual específico, durante o qual se desenrola um “jogo”, dentro dum círculo formado pelos praticantes (a Roda).Surgiu como uma maneira de expressar a ânsia pela liberdade e ao mesmo tempo como uma forma de divertimento, tornando-se numa poderosa arma contra a opressão.Condenada e perseguida, a capoeira conseguiu superar os preconceitos do início do século e alcançar novos horizontes. É tida como uma das formas mais completas de trabalhar o corpo e a mente.A Capoeira conquista diversos espaços por todo o mundo, onde se pode encontrar adeptos dessa arte que ensina ritmo, força, disciplina, defesa, poesia e agilidade. Simboliza liberdade de expressão e mantém viva a essência de um povo que faz parte da história do Brasil e agora do Mundo". (http://www.ebcportugal.com/capoeira.html)

Portanto, pode-se olhar a capoeira de várias sentidos, como de arte, cultura, educação, esporte e entre outros, dependendo do papel e da intervenção social da mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário