Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Planaltina, DF
Índice de Desconforto Social – Um ‘senso’ de realidade (tema sociológico: TRABALHO, INTERAÇÃO SOCIAL E VIDA COTIDIANA) O QUE É: Produzir um livro-blog (texto e fotos) na internet sobre algum aspecto da vida cotidiana em Planaltina, e da interação social (trabalho & convivência) aí vivida. QUAL O OBJETIVO? Criar o IDS – Indicadores de Desconforto Social COMO? Segundo uma intervenção social dos aluno/as da turma de sociologia. PRÉ-PROPOSTA Uma comunidade é como um organismo humano. Precisa se alimentar, trabalhar, se divertir, se preparar, se organizar. Uma comunidade também gera resíduos, fica doente, sente fome, preguiça, ou produz gorduras. De vez em quando cada pessoa precisa fazsr exames completos para cuidar melhor da saúde, identificar causas de desconfortos e prevenir problemas futuros. Com uma comunidade deveria ser assim também. A convivência entre pessoas, famílias, vizinhos e organizações é cheia de fronteiras, interesses, conflitos e riscos de desconfortos. A maior parte destes desconfortos ocorre por descuidos ou por situações que podem ser resolvidas com equações simples e ao alcance de todos.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Qualidade de vida



•Na nossa visita a comunidade do arapoanga Planaltina DF, ficamos responsáveis pelo tema qualidade de vida. Antes de analisar as questões do tema proposto em arapoanga nosso grupo quis saber o que realmente significava este termo “Qualidade de vida”.

•Observamos que qualidade de vida São aqueles aspectos que se referem às condições gerais da vida individual e coletiva: habitação, saúde, educação, cultura, lazer, alimentação, etc. O conceito se refere, principalmente, aos aspectos de bem-estar social que podem ser instrumentados mediante o desenvolvimento da infra-estrutura e do equipamento dos centros de população, isto é, dos suportes materiais do bem-estar. Logo chegamos à conclusão que ter qualidade de vida não significa apenas que um individuo ou um grupo social tenham saúde física e mental, mas que estejam bem com todos ao seu redor e com ele mesmo, e com a vida, é estar em equilíbrio! Esse equilíbrio diz respeito ao controle de sua vida e dos acontecimentos a sua volta.

•Assim que chegamos em arapoanga observamos, por exemplo, que a maioria das ruas não são asfaltadas aspectos este que pode interferir diretamente da qualidade de vida dos moradores, pois uma rua sem asfalto alem de gerar poeira causadora de doenças, difícil locomoção, entre outros problemas é um atraso nos dias de hoje não se ter a rua asfaltada é uma falta de infra-estrutura básica. Na nossa pesquisa realizamos questionários, estes respondidos pelos moradores da região. Observou-se que grande parte dos moradores de arapoanga se dizem satisfeitos com a vida que tem e que levam porem reconhecem que a muito que melhorar para que se tenha realmente uma qualidade de vida razoável como, por exemplo, a educação, saúde, segurança, emprego e infra-estrutura geral da região.

•Um ponto abordado pelo grupo foi a feira situada no centro da comunidade, hoje esta feira se encontra em situações precárias sem uma cobertura adequada, asfalto, higiene e organização suficientes para que funcione todos os dias. Segundo vários moradores entrevistados como, por exemplo, o Sr. José lima de 57 anos se a feira fosse “melhorada”, a qualidade de vida da região poderia aumentar bastante já que geraria mais empregos, maior qualidade nos alimentos consumidos etc. Dentre todas as mudanças citadas pelos moradores como asfalto, organização, higiene, o que foi unânime entre eles é a necessidade de uma cobertura para que a feira funcione todos os dias.

•O grupo chegou à conclusão que para melhorar a qualidade de vida em arapoanga é necessário que haja uma maior administração na comunidade, seja esta administração política ou social para que os problemas sejam encontrados e solucionados na medida do possível.

Grupo: Qualidade de Vida
Integrantes: Leonardo, Webesther, Gustavo, Juliana, Elizabeth, Fábio e Mauricio.
Tutor: Rafael Soares Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário