A situação dos feirantes do Bairro Arapoanga é de descontentamento, visto que o Governo não arca com o compromisso permanente de adotar um comportamento ético e contribuir para o desenvolvimento econômico, melhorando, simultaneamente, a qualidade de vida da comunidade local e da sociedade como um todo, o mesmo deveria ter o objetivo de providenciar a inclusão social (Responsabilidade Social) e o cuidado ou conservação ambiental, mas também não ocorre.
A feira não oferece nenhuma infraestrutura a qual ocasiona problemas de saúde, por sempre estarem exposto ao sol, a chuva e a muita poeira. Essa falta, também prejudica na qualidade dos alimentos, sendo assim, os mesmos não são todos comercializados ocasionando um maior excesso de resíduos.
A cidade também não oferece área para lazer e nem uma estrutura ambiental, tais como jardins e arvoredos. Há uma área, que segundo os feirantes, será destinada a uma praça (ver foto em anexo), mas ainda não há uma previsão de quando a mesma será construída.
Enquanto isso, os feirantes e a comunidade em si, levam a vida como dá, acreditando em promessas políticas que nunca são cumpridas.

Postado por: Tutora - Ingrid
Grupo socioambiental: Amanda Stuckert, Andréa Fortaleza, Camille de França, Mayara Barreto, Paola Crespo e Rhayssa Maia.